Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 10 de julho de 2011

Desvalorização da mulher.

Formulada para uma professora  que  na fórmula de aluno cria um esteriótipo infeliz por tamanha desigualdade social mas por ventura desejo-lhe tamanho valor por ser mulher!

  Há séculos a mulher vem sendo explorada socialmente em diversos sentidos. A mulher é vista como atributo servil, social e conjugal. Ganhou espaço na sociedade por luta e dedicação além da liberdade de expressão e da liberdade intelectual que revolucionaram.
  O valor da compreensão e respeito não é voltado a mulher por questões históricas e socio-culturais. Desde tempos antigos ela vem sendo subordinada ao homem, considerada inferior em diversos locais do mundo, exemplo de épocas remotas no Egito em quê, com a morte do esposo a esposa deveria ser cremada viva e seus restos colocados no túmulo do marido. Desde sempre foi tratada como objeto útil ao sexo e aos afazeres domésticos sem poder opinar, ter senso crítico e demonstrar intelectualidade.
  O carregamento de décadas vindo ao desvalor da mulher tem sido adaptado para atualidade, o que consta na liberdade de expressão e profissional, fazendo-as ter acesso ao espaço social porém a figura feminina tem sofrido com novos problemas: a violência, o sobrecarregamento de atividades, o preconceito, as cobranças morais da família e as imagens modernas voltadas a ela; vistas em propagandas como produto atrativo ao consumo e ao sexo auxiliando no marketing, nas formas pejorativas das letras de músicas de diversos estilos que degradam e estimulam um esteriótipo tornando-as símbolo pornográfico de cunho prazeroso.
  É necessário respeitar as diferenças e adaptá-las aos dias atuais. A mulher é um ser produtivo e essencial para a sociedade quanto o homem, por isso devem ser tratadas com suas limitações como um ser capaz de auxiliar e produzir. As medidas que deveram ser tomadas é de estimular o senso crítico em todos os conjuntos acadêmicos  trazendo novos conceitos para as pessoas, tanto para a cultura, quanto nas atividades voltadas ao senso comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário