Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Liberdade; Prisão de nós mesmos.


A única liberdade que possuímos é de pensamento ainda sim formulada socialmente devido cultura e outros atributos ao que nos convém.
Livre arbítrio é liberdade?
Não e sim , é livre arbítrio porque ao fazer algo que a nós condiz somos livres ou você pode optar como eu ao ''não'', pois não existe livre arbítrio, somos estruturados. Questionando nossa liberdade ; convivemos em sociedade, precisamos conviver em sociedade, o que limita nossa subjetividade. A indústria da subjetividade privatizada que é o capitalismo aumenta nossas limitações... Será que você é livre? Você ficaria '' nu'' na rua?Você não precisa pagar suas contas? Se cometer um crime não será preso?
Claro, muitas respostas são necessárias e consideradas adequadas mas ainda sim considerar uma resposta adequada não é ter liberdade de pensamento, porque somos seres socializados, mas os animais e uma pessoa criada entre lobos é livre? os animais não são livres, o livre arbítrio deles está associado a caçar por necessidade se um não se comporta como o seu grupo ele sofrerá aversão, ou não?
Até a nossa dita ''liberdade interior'' é reformulada, uma liberdade limitada, se não estaríamos a criar novas idéias, então Sócrates foi um cara livre? ainda sim creio que não, apesar de inovar sua época , ele inovou tendo o alicerce do momento histórico.
Nem o espírito é livre, tudo que ele faz é devido alguns fatores surgidos de outros fatores e que ele faz por analisar os fatores e porque dependendo do fator ele sofrerá as consequências boas ou ruins de suas atitudes.
Liberdade material, inanimada, liberdade da alma, liberdade ?
Até hoje ainda procuro explicar o que é liberdade e você?

Refletir as atitudes...

   Em um caminho de espectativas em que nós somos grandes personagens do dia, atuamos ao aprendermos e ao ensinar, ao dormir e ao viver, é uma programação interiorizada as vezes revigorante, as vezes irritante que as máscaras cansadas e desgastadas com o tempo nos faz sermos mais diretos e concretos com nós mesmos. O tempo passa, as estações mudam e oscilam os nós do inconscinte, a temperatura é o nosso humor, a imagem do cotidiano é reflexo de nossas atitudes.Um comportamento estranho e enfadonho gera comportamentos estranhos e enfadonhos, as nuvens não sabem se iluminam com o sol ou se, se entristecem com a falta de luz dos nossos olhos. A compreensão, o respeito, a fé, a fragância da voz, a doçura do olhar é muito mais que personagens forçadas. As vezes precisamos atuar mas até nas atuações é necessário sermos o melhor.